Ponta da Pinta

Cão da Serra da Estrela

Golias e Cuca, os nossos protectores de gado

12/02/2019

Chegaram à Ponta da Pinta no início de Fevereiro, depois de uma ainda curta vida a proteger vacas e cabras numa aldeia em plena Serra de Montemuro. Chamam-se Golias e Cuca, são meios-irmãos, filhos de uma das mais fantásticas cadelas Serra da Estrela de pêlo curto que conhecemos, a saudosa Farrusca. O Golias é, também ele,  da variedade de pêlo curto, tem 2 anos e meio e é um bravo guardião mas de uma doçura comovente com aqueles de quem gosta. A Cuca, de pêlo comprido, ainda não fez dois anos e é uma jovem muito meiga. Ambos realizaram já os rastreios de displasias da anca e cotovelo e de cardiomiopatia dilatada, com resultados satisfatórios. A ninhada que trouxeram consigo, nascida a 2 de Janeiro na aldeia da montanha, é de excelente qualidade e afere o grande potencial como reprodutores destes dois cães, os quais deverão vir a dar um precioso contributo adicional ao nosso programa de criação e à raça. 

Sortelha, Campeã de Portugal

31/10/2018

A nossa jovem Sortelha da Ponta da Pinta, de 20 meses, tornou-se Campeã Nacional de Beleza no dia 28 de Outubro, na exposição de raças portuguesas de Arruda dos Vinhos, em que obteve o Prémio de Raça.  Este é mais um título no seu currículo, em que já constavam o de Campeã Nacional de Beleza Jovem e o de Lisboa Winner 2018.

A Ponta da Pinta em aulas de veterinária

25/10/2018

A Ponta da Pinta está a colaborar com uma faculdade de medicina veterinária de Lisboa, levando cães para participar em aulas ministradas pelo Dr. Paulo Borges, especialista em Reprodução Animal da École Nationale Vétérinaire d'Alfort (Paris). Depois de, no segundo semestre do anterior ano lectivo, quatro das nossas cadelas terem sido avaliadas em aulas-consulta, neste Outubro mais dois Ponta da Pinta (a nossa Thera e o Groucho Marx, de Margarida Costa) foram observados e examinados. Além da avaliação da condição física dos nossos exemplares (especialmente no âmbito da ginecologia e urologia), a participação nestas aulas permite-nos adquirir mais conhecimentos, que são depois aplicados no maneio dos nossos cães e na nossa prática de reprodução.

Faifa, boas ancas

11/10/2018

A nossa bebé Faifa, de 5 meses, realizou o rastreio precoce (PennHip) de displasia da anca, efectuado pela Dra. Ana Santana, no qual obteve bons resultados. Aos 18 meses fará o exame definitivo, que, esperamos, deverá confirmar a boa condição das suas ancas.

Faifa, a nossa nova cachorra

26/06/2018

Chama-se FaifaSM, tem dois meses, deve o seu nome à aldeia de Faifa, na Serra de Montemuro, onde nasceu, no meio dum rebanho de cabras, e é o novo membro da nossa matilha, prometendo vir a contribuir, com a sua linhagem de cães de protecção de rebanhos, para o nosso programa de criação.

Sortelha, Jovem Campeã

10/06/2018

A nossa jovem Sortelha da Ponta da Pinta, de 15 meses, obteve o seu primeiro título, Campeã Nacional de Beleza Jovem, na exposição de raças portuguesas do Dia de Portugal, nas Caldas da Rainha, em que obteve o Prémio de Raça.  

Novos exames PennHip

01/12/2017

​Em Novembro, 5 cachorros da nossa mais recente ninhada, do Gengibre e da Suggia, tiveram as suas ancas radiografadas (exame PennHIp), odos com resultados satisfatórios - tal como todos os cachorros das duas ninhaas anteriores deste ano. Isso significa que as probabilidades de desenvolverem displasia são muito baixas e é o resultado do nosso programa contínuo de controlo do0 probkema da nossa criação.

Nova ninhada de pêlo curto!

22/07/2017

Na última semana de Julho nascerá a nossa próxima ninhada, da nossa jovem mas poderosa Suggia e do belo Gengibre da Ponta da Pinta. Resultante dum acasalamento acidental, deverá gerar provavelmente apenas cachorros de pêlo curto, raiados. O Gengibre realizou rastreios de displasias da anca e do cotovelo e de cardiomiopatia dilatada, com bons resultados.  A Suggia, por ser ainda muito jovem (16 meses), ainda só realizou o despiste precoce (PennHIP) de displasia da anca - e após o desmame dos seus cachorros, irá efectuar os restantes exames. 

Canela, Grande Campeã!

15/07/2017

Canela da Pinta da Ponta tornou-se Grande Campeã Nacional de Beleza na 130ª Exposição Internacional de Lisboa, a 15 de Julho. É o primeiro exemplar da Ponta da Pinta e também o primeiro Cão da Serra da Estrela de pêlo curto a obter este título, que adiciona ao de Campeã Nacional de Beleza.

Thera e Canela, novos rastreios

07/04/2017

A Thera e a Canela, que deverão dar-nos as nossas próximas ninhadas, realizaram o seu rastreio anual de cardiomiopatia dilatada, com resultados normais. Os exames foram efectuados no Instituto Veterinário do Parque, pelo Prof. José Paulo Sales Luís.

Nova ninhada

25/03/2017

Nasceu hoje a nossa nova ninhada, fruto do acasalamento inter-variedades do Gengibre da Ponta da Pinta e da Lima, cadela criada por nós, filha nos nossos Maio e Charm. São cinco lindos bebés, três fêmeas e dois machos. Acompanhe o seu desenvolvimento no Facebook.

Gengibre, rastreios de saúde

12/03/2017

O nosso Gengibre da Ponta da Pinta, que acaba de ser pai pela primeira vez e que muito em breve voltará a ser, efectuou rastreios de displasias da anca e cotovelo e de cardiomiopatia dilatada, temdo em todos tido bons resultados (ancas, cotovelos e coração normais).

Chegaram os bebés da Charm!

19/02/2017

Já nasceu a nossa primeira ninhada de 2017, a nossa segunda inter-variedades (o pai é o Gengibre, de pêlo curto) e a última da Charm. São quatro belos bebés, 3 fêmeas e um macho, que vão receber nomes de aldeias históricas portuguesas: o Belmonte, a Almeida, a Marialva e a Sortelha. Só quando tiverem cerca de 1 mês saberemos qual a variedade de cada um. Acompanhe o desenvolvimento deles no Facebook.

Gengibre regressa

01/01/2017

O lindo Gengibre, irmão da Canela e da Noz-moscada, regressou à Ponta da Pinta, onde esperamos que venha a adaptar-se depressa e facilmente. Irá em breve realizar despistes de doenças hereditárias e, se os resultados forem os previstos, deverá vir a contribuir para desenvolver o nosso projecto de criação e melhoramento da raça. Entretanto, já tem a sua página.

Mais rastreios de displasias

09/10/2016

O Outono começou com mais duas sessões de despistes de displasia da anca, das nossas jovens adultas Canela e Noz-moscada da Ponta da Pinta (ambas com bons resultados, também no rastreio da displasia do cotovelo) e

das nossas cachorras Suggia e Aldeiamontemuro, que efectuaram os exames PennHIP de rastreio precoce. A segunda teve muito bons resultados, sendo os da primeira menos satisfatórios. Perante este quadro, iremos esperar que a Suggia atinja a idade adulta (a partir dos 18 meses), para efectuar a radiografia definitiva e perceber se as suas ancas serão suficientemente boas para que ela possa contribuir para o nosso programa de criação e melhoramento da raça.

Utopia, estreia no pódio

24/09/2016

A nossa linda Utopia da Ponta da Pinta (Moura) estreou-se em beleza nos ringues, como 2º Melhor Bebé da Exposição Canina Especializada de Raças Portuguesas de Aveiro, que se realizou a 24 de Setembro. A final foi julgada pelo juiz Rui Oliveira. Foto: Ana Catarina Alves.

A geração de 2016

08/09/2016

Este está a ser um importante ano de renovação do nosso efectivo de reprodutores e das linhagens que trabalhamos para desenvolver o nosso projecto de melhoramento do Cão da Serra da Estrela. Em Maio, chegou à Ponta da Pinta a Suggia, cachorra de pêlo curto cinza raiada, e cerca de dois meses depois recebemos a Aldeiamontemuro, também cinza raiada mas de pêlo comprido. Neste início de Setembro, após a realização do despiste precoce de displasia da anca, com bom resultado, é altura de revelar que a Utopia da Ponta da Pinta, da nossa mais recente ninhada, de pêlo comprido, vai ficar em casa. As duas primeiras provêm de linhagens de trabalho com o gado, a terceira das nossas próprias linhagens, desenvolvidas desde 2002. Temos um enorme orgulho das nossas jovens Estrelas!

Primeiros rastreios à nossa mais recente ninhada

05/09/2016

A Revolução e a Utopia, de 19 semanas, foram as duas primeiras cachorras da nossa ninhada dos Filhos da Madrugada a eectuar o rastreio precoce de displasia da anca. Os exames foram realizados pela Dra. Ana Santana, da Universidade Lusófona, ao abrigo dum protocolo da sua investigação de Doutoramento, e tiveram bons resultados, aguardando-se agora pelos relatórios. 

Suggia, a nossa nova bebé

01/05/2016

Chegou ontem à Ponta da Pinta a nossa nova cachorrinha, a adorável Suggia, da variedade de pêlo curto e de cor cinza raiado. Descendente de cães de trabalho com o gado, ela vem reforçar o nosso programa de melhoramento do Cão da Serra da Estrela, que inclui entre os seus fundamentos a preservação da diversidade genética e de cores em perigo e uma selecção inspirada na natural. 

Chegaram os bebés da Charm e do Maio!

23/04/2016

Às primeiras horas de 24 de Abril, nasceram os bebés da Charm e do Maio. São cinco êmeas e três machos, fulvos e raiados, plenos de vitalidade. Alguns estão disponíveis. Contactos para informacões e reservas: pontadapinta@gmail.com e (351) 926 967 216.

Canela na SIC

02/04/2016

Canela da Ponta da Pinta regressou aos ringues com uma vitória na 1ª Exposição Canina Especializada de Raças Portuguesas de Arruda dos Vinhos, a 3 de Abril, na qual obteve o seu 1º CAC (certificado de aptidão ao campeonato nacional de beleza) e voltou a ser Melhor da Raça. É ela o cão da imagem da notícia online com a reportagem da SIC sobre a exposição. 

A Ponta da Pinta no "Animais Anónimos"

27/01/2016

A Ponta da Pinta está no próximo "Animais Anónimos" (domingo, 31 de Janeiro, 12h15, RTP1).O programa apresentado por Nuno Markl e Ana Galvão vai destacar o Cão da Serra da Estrela, com uma entrevista a Manuela Paraíso e imagens dos nossos cães. 

A Ponta da Pinta no Pet Festival 2016

22/01/2016

A Thera, a Clara Schumann e a Canela vão ser as três embaixadoras da Ponta da Pinta na 5ª edição do Pet Festival, que se vai realizar em Lisboa, na FIL, de 29 a 31 de Janeiro. Uma oportunidade para conviver com estas três jovens cadelas, conhecer melhor o nosso projecto de criação e assistir, no sábado, 30, às 15h30, à palestra "O Cão da Serra da Estrela, de guardador de gado a cão de família", por Manuela Paraíso, que vai também moderar um debate sobre a importância da canicultura, no mesmo dia, às 19h.

Ano novo, logo novo!

21/01/2016

Catorze anos depois de termos iniciado a nossa actividade, há muita coisa nova a acontecer na Ponta da Pinta. Depois de renovarmos o website, chegou a altura de apresentar o nosso novo logótipo, que homenageia o nosso amado primogénito, Baden Baden da Ponta da Pinta.

Site com novo visual

18/12/2015

Para fechar o ano em beleza e celebrar condignamente as Festas, o website da Ponta da Pinta veste-se a rigor, com um novo visual, mais bonito, mais intuitivo, mais profissional. Agora, aceder aos muitos conteúdos é uma experiência duplamente agradável. Navegue e convide os seus amigos para bordo!

A Ponta da Pinta na 25ª Monográfica do Cão da Serra da Estrela

22/11/2015

Canela da Ponta da Pinta, de 11 meses, foi o Melhor Exemplar da Variedade (pêlo curto) e Reserva de Melhor Cão da 25ª Exposição Monográfica da raça, que se realizou a 21 de Novembro na FIL, em Lisboa, organizada pela Associação Portuguesa do Cão da Serra da Estrela e julgada pela juíza holandesa Ilona Ostenk-Schenk.

 

Além da Canela, também a Mesopotâmia, a Thera, a Party e a Maria da Fonte foram as embaixadoras da Ponta da Pinta na exposição. Cinco exemplares, que obtiveram três 1ºs lugares e dois 2ºs lugares:


- Canela da Ponta da Pinta: Melhor Fêmea Júnior, Melhor Fêmea, Melhor da Raça, Reserva de Melhor Cão da Exposição
- Mesopotâmia da Ponta da Pinta: Melhor Fêmea Veterana, Melhor Veterano da Exposição
- Thera da Ponta da Pinta: Melhor Fêmea classe intermédia
- Party da Ponta da Pinta: 2º lugar Cachorros Fêmeas
- Maria da Fonte da Ponta da Pinta: 2º Lugar Bebés Fêmeas

 

A Ponta da Pinta no 1º Encontro Global do Cão da Serra da Estrela

18/10/2015

A Thera, a Clara Schumann e a Noz-moscada, acompanhadas pela nossa amiga Conceição Serrão, foram as embaixadoras da Ponta da Pinta no 1º Encontro Global do Cão da Serra da Estrela, que teve lugar a 17 de Outubro no Parque Municipal de Exposições do Cartaxo. Organizado pela Comunidade de Cão da Serra da Estrela, pela Câmara Municipal do Cartaxo e pela União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta e patrocinado pela Luposan Portugal, o evento incluiu uma mostra pedagógica, conversas com a actriz São José Lapa, dois pastores e um elemento do Grupo Lobo, palestras técnicas sobre displasia da anca, exames de admissão ao Registo Inicial, exposições de fotografia, de artefactos, de livros e de trabalhos concorrentes a um concurso de desenho e trabalhos manuais, bem como a presença de vários criadores com alguns exemplares e também de um pequeno rebanho.

A Ponta da Pinta no Portugal Expodog

01/01/2016

A Thera, a Clara Schumann e a Canela foram as delegadas na Ponta da Pinta na 1ª edição do evento Portugal Expodog, que se realizou a 13 de Setembro em São Pedro do Sul, com organização da Nómadas - Turismo de Aventura. Uma jornada muito bem passada, em representação da raça, ao lado do Canil de Penhas Douradas e do Canil Quinta Moínho das Almas, e que incluíu uma "cãominhada"..

Nasceu a ninhada dos heróis do povo!

06/06/2015

Já chegaram os novos bebés da Baby (Babilónia da Ponta da Pinta)! São duas lndas meninas e três belos rapazinhos, um dos quais tigrado como o pai, o Maio Maduro Maio da Ponta da Pinta. Os nomes, já escolhidos, são de heróis populares portugueses: Viriato, Zé do Telhado, Salgueiro Maia, Padeira de Aljubarrota e Maria da Fonte.

Canela de novo no topo

15/05/2015

Na sua segunda exposição canina, a nossa linda Canela da Ponta da Pinta voltou a subir  ao 1º lugar do pódio na Final de Bebés. Foi na 1ª Exposição de Raças Portuguesas da Tapada da Ajuda, em Lisboa, tendo a final sido julgada pelo juiz Manuel Loureiro Borges.  

A Ponta da Pinta da "Hora de Estimação" da CMTV

15/04/2015

Na próximo sábado, 18 de Abril, a partir das 10:05h, a Ponta da Pinta vai estar em destaque no programa de televisão "Hora de Estimação", com uma entrevista a Manuela Paraíso.

A Ponta da Pinta no "Há Tarde", da RTP1

15/04/2015

Foi uma digna representação da Ponta da Pinta que, a 15 de Abril, participou no programa de televisão "Há Tarde", apresentado por Herman José e Vanessa Oliveira. As nossas meninas Thera, Clara Schumann e Canela e o voluntarioso jovem Groucho Marx, todos criados por nós, fizeram uma demonstração de simpatia durante a entrevista a Manuela Paraíso, que teve a participação da nossa amiga Margarida Costa, dona do Groucho. Uma conversa em que se falou da raça e do livro "Cuidar do Cão da Serra da Estrela".

Canela da Ponta da Pinta, Melhor Bebé da Exposição do Montijo

11/04/2015

A nossa muito jovem Canela, de 4 meses, brilhou na sua estreia nos ringues ao sagrar-se Melhor Bebé da 5ª Exposição Canina Nacional do Montijo, a 12 de Abril. É mais uma grande vitória para a Ponta da Pinta - e também para a raça, sobretudo para a variedade de pêlo curto, que na actualidade só raramente comparece em exposições. 

Já nasceram!

31/03/2015

Os bebés da Medeia e do Maio nasceram a 28 de Março. São seis, 3 machos e 3 fêmeas, lindos, de várias cores (fulvo, cinza, tigrado), cheios de vitalidade. Encontram-se todos, mãe e filhos, de óptima saúde. Estamos a aceitar reservas de cachorros desta ninhada. Contactos: 926967216 ou pontadapinta@gmail.com.

Nova ninhada

23/03/2015

Deverá nascer esta semana a ninhada da nossa querida Medeia da Ponta da Pinta (filha do nosso multi-campeão Baden Baden da Ponta da Pinta) e do nosso belo Maio Maduro Maio da Ponta da Pinta. Esperamos bebés de excelente qualidade e de várias cores (entre as quais o invulgar cinza tigrado). Para mais informações ou reservas, contacte-nos: pontadapinta@gmail.com ou 926 967 216.

Cravinho, guardador de vacas e de sonhos

19/03/2015

O nosso querido bebé Cravinho da Ponta da Pinta, de 4 meses, é a mais recente aquisição do Grupo Lobo para o seu programa que introduz cães de protecção junto com gado no Norte do país, para evitar ataques de lobos e a retaliação dos pastores. Ele é o primeiro exemplar da Ponta da Pinta a integrar este programa de conservação do Lobo Ibérico. Na foto, com a bióloga Sílvia Ribeiro, coordenadora do programa.

Thera da Ponta da Pinta, Campeã Júnior

14/03/2015

A nossa jovem, adorável Thera, de 15 meses, acaba de conquistar o título de Campeã Nacional de Beleza Júnior, um êxito no regresso da Ponta da Pinta às lides das exposições caninas. Descendente de alguns dos cães mais importantes nas nossas linhagens, a Thera promete vir a ser um elemento-chave no nosso programa de criação.

Obra de Sérgio Azevedo dedicada à Ponta da Pinta

16/12/2014

"A Barking Sonatina", uma das novas peças para piano solo do compositor de música erudita Sérgio Azevedo, é dedicada a Manuela Paraíso e aos cães da Ponta da Pinta. A estreia teve lugar a 15 de Dezembro, na Casa das Beiras, em Lisboa, pela pianista Iryna Brazhnik, inserida na sessão de lançamento do livro "Cuidar do Cão da Serra da Estrela". Na fotografia da capa da partitura, da autoria de Alexandre Vidigal, a nossa querida veterana Champagne da Ponta da Pinta.

Ninhada histórica da Ponta da Pinta

24/11/2014

É com grande orgulho que anunciamos o nascimento da nossa nova ninhada, fruto do acasalamento da nossa querida Baby (Babilónia da Ponta da Pinta) com o Campeão de Portugal Duque da Casa de S. Francisco, de pêlo curto. São 5 lindos bebés de côr fulva (3 machos, 2 fêmeas), que correspondem ao nosso projecto de melhoramento de ambas as variedades (pêlo comprido e do pêlo curto), naquele que é o nosso primeiro cruzamento entre ambas.