Ponta da Pinta

Cão da Serra da Estrela

É ao seu arqui-inimigo, o Lobo Ibérico, que o Cão da Serra da Estrela deve a sua existência como cão de protecção de gado. No entanto, tal como o Serra correu perigo de extinção há algumas décadas, o Lobo tem a sua existência ameaçada. Graças à acção da associação sem fins lucrativos Grupo Lobo, o Cão da Serra da Estrela tem  na actualidade um papel muito importante na conservação do grande canídeo selvagem - mas o inverso também se verifica.

O Lobo Ibérico e o Serra 
O Lobo Ibérico e o Serra 

 

O Grupo Lobo, através do seu programa Cão de Gado, tem, nas últimas décadas, contribuído muito para a preservação do Cão da Serra da Estrela, especialmente da variedade de pêlo curto, ao adquirir cachorros a criadores e a pastores para colocá-los em rebanhos situados em zonas onde o Lobo Ibérico se movimenta. Desde 2015, a Ponta da Pinta desenvolve uma cooperação informal com aquela associação, por intermédio da qual adquirimos alguns exemplares a pastores, e vice-versa. Agora, aderimos ao programa de apadrinhamento do Centro de Recuperação do Lobo Ibérico, indo mais longe no nosso pequeno contributo para que o Lobo, tal como o Serra, exista sempre!

Conheça a nossa afilhada

Lobo Prado.jpg
Freita.png

Freita

Nascida em 2014

 

Em Dezembro de 2021, a Ponta da Pinta tornou-se madrinha da linda Freita, um dos exemplares que podem ser observados no Centro de Recuperação do Lobo Ibérico.  Se gostaria de apadrinhar um deles,