Ponta da Pinta
Tempestade e Rajada da Ponta da Pinta
Vídeo: David da Silva e Sousa

Cão da Serra da Estrela

O cão certo para si?

O Serra da Estrela é um cão belo, de inúmeras qualidades, que o tornam apreciado por muita gente. No entanto, nem todas as pessoas reúnem as condições necessárias para ter um exemplar desta raça. É preciso:

 

Espaço. Se vive num apartamento, o Serra não é o cão indicado para si. Ele precisa de uma boa área ao ar livre para correr. Essa área terá que ter, a toda a volta, um muro ou vedação alta e sólida, de modo a que ele não possa fugir.

 

Tempo. O Serra aprecia muito a companhia do dono. Algumas horas diárias de atenção e cuidados fortalecerão os laços entre ambos.

 

Disciplina. Por ser um cão dominante, ele necessita, desde muito cedo, de uma educação firme, que deixe bem clara a sua posição secundária na hierarquia. Pessoas muito brandas e permissivas não têm o perfil indicado para ter um Serra da Estrela.

 

Sociabilização. O Serra deve ser bem sociabilizado, desde cachorro, para se tornar auto-confiante mas não desnecessariamente agressivo.

 

Tenha também em conta que o Serra da Estrela tende a ladrar bastante, sobretudo durante a sua juventude. Certifique-se de que isso não será um problema, especialmente para os vizinhos. Outra mania muito frequente nestes animais é a de escavar buracos profundos e destruir plantas e canteiros, e por vezes outras coisas. Tem a certeza de que esta é a raça indicada para si?

 

Ao adquirir um exemplar criado por nós, estará a assumir o compromisso de se manter em contacto connosco para nos informar sobre a evolução do cachorro, ao longo de toda a vida dele. Dados sobre a saúde, o carácter e a morfologia de todos os cães por nós criados são fundamentais para cada vez melhor conhecermos a genética da raça e das linhagens que utilizamos no nosso programa de criação.

 

       Newsletter

 

       2015 Ponta da Pinta